sábado, 7 de maio de 2011

Disparates e maldades

Há dias as netas perguntaram-me se eu, quando era pequena, fazia maldades. Enterneceu-me a preocupação que estava implícita na pergunta e respondi que maldades, não, porque as maldades implicam uma intenção, um conhecimento de que a nossa acção vai prejudicar outros. O que eu fazia eram disparates, asneiras. Por leviandade, por má avaliação da situação, por preguiça ou por egoísmo, todas as pessoas fazem de vez em quando, “asneiras”. O importante é perceber que se errou, pedir desculpa se com a asneira alguém se magoou e, sobretudo, não repetir o erro.
Isto foi o que lhes disse na altura.
                                                                              
Agora acrescento que não foi só em criança que fiz asneiras. Posso gabar-me de ser especialista na arte do disparate e do sentimento de culpa que se segue. Mas maldades, não, não faço!
Por exemplo: Em 2005 votei em Sócrates. Foi uma asneira.
Se a 5 de Junho de 2011 voltasse a votar nele era uma maldade, e como já disse, maldades eu não faço.

2 comentários:

  1. Já se esqueceu das "maldades"que fazia enquanto professora?E então daquela vez em que alguém só queria experimentar as cordas e a stôrinha disse:Ok subam !e quando os pobres ingenuos chegaram lá cima a stôrinha ordenou "AGORA SÓ SIEM QUANDO EU DISSER!!OUVIRAM??"Isto é maldade,asneira ou desforra???

    ResponderEliminar
  2. Eheheheh... os meninos subiram sem autorização e ficaram de castigo lá em cima? Já nem me lembrava disso... genial!

    ResponderEliminar