domingo, 5 de julho de 2009

As netas pediram-me uma história de animais... verdadeira

Aqui está a história do crocodilo Fat Albert

No local de desembarque, a tabuleta com o aviso "Danger - Beware of crocodiles"

O Xugana Lodge fica no Botswana e foi construído numa ilha formada num dos braços do Delta do rio Okavango. Quando chegámos, já lá estava há uma semana, uma equipa de três biólogos.

Estavam há cerca de ano e meio no rio a fazer a contagem da população de crocodilos e tinham sido chamados pelo responsável do lodge para tentar capturar um enorme crocodilo que tinha perdido o medo dos ruídos e da presença humana e se aventurava a entrar dentro do espaço do lodge. Umas semanas antes tinha conseguido tirar um colete salva-vidas que estava dentro de um bote.

Durante essa semana, os biólogos mantiveram uma jaula semi submersa com um bocado de carne lá dentro. Sem sucesso. Outros crocodilos lá foram, mas não o Fat Albert.
Na nossa última noite no Xugana Lodge, estávamos sentados junto à margem e separados do rio por um gradeamento de madeira, tomando um copo e conversando à roda do fogo, à espera que nos chamassem para o jantar, quando o Sven nos pediu silêncio e nos mostrou o Fat Albert mergulhado, absolutamente imenso, silencioso e imóvel junto ao gradeamento... dois metros abaixo do sítio onde nós estávamos...
Depois de alguns minutos à espera que ele fosse para a jaula, decidiram apanhá-lo com um laço de aço montado na ponta de uma vara na qual estava presa uma corda.

Desceram a vara sobre o crocodilo e muito lentamente deslizaram o aro à volta cabeça. De repente deram um esticão e no momento em que o laço se apertou ele passou da total imobilidade para uma fúria de reviravoltas e batimento da cauda. Debateu-se durante um bocado, até que parou uns segundos para descansar. Então atiraram um cobertor que lhe cobriu os olhos e a partir desse momento ele imobilizou-se deixando-se rebocar docilmente para a margem.

Aí, com a ajuda de mais um aro de aço, enfiado à volta da boca, que se mantinha escancarada, foram-na fechando lentamente atando-a depois com fita adesiva.

No dia seguinte transportaram-no para vários quilómetros a montante, onde sabiam existir um ecossistema semelhante.

Todos nos sentimos tristes e com pena de ver um animal tão poderoso absolutamente dominado e retirado das águas, dos cheiros e do ambiente onde nasceu e cresceu. Tirado das margens onde durante 50 anos se aqueceu ao sol.
Para nosso prazer ou segurança acabamos sempre por sacrificar ou submeter os outros seres da criação. Mas, como garante o nosso sábio guia Moruti, "...os crocodilos são muito inteligentes e as estrelas vão ensinar-lhe o caminho de regresso a casa"


O momento em que puxam o Fat Albert para a margem. Media mais de 4 metros
Aqui enconta-se o Xugana Lodge e uma foto do gradeamento junto ao qual foi capturado o Fat Albert

Sem comentários:

Enviar um comentário