sábado, 5 de março de 2011

Jock of the Bushveld


Vem aí o primeiro filme em 3D feito na África do Sul, sobre um herói sul-africano adorado por toda a gente. É impossível conhecê-lo e não ficar rendido. Espero que o filme o trate como ele merece.

Jock - um Staffordshire bull-terrier -  nasceu em finais do século XIX na África do Sul, onde agora é o Parque Kruger.
Era filho de uma magnífica cadela pisteira bull terrier. Os irmãos eram muito vivos e fortes, mas ele não: muito feio, frágil e pequenino. Os donos consideraram-no inútil como futuro cão de guarda e quando estava prestes a ser afogado num balde de água, apareceu Percy Fitzpatrick que quis ficar com ele. Foi amor à primeira vista e Jock cresceu, tornou-se muito forte, corajoso e de uma grande lealdade a Percy.

Fitzpatrick transportava mercadorias e alimentos entre Delagoa Bay (hoje Maputo), e as minas de Pilgrims Rest e Barberton que ficam no antigo Transvaal, hoje M’Pumalanga.
Naquele tempo não havia estradas, mas simples trilhos, os carros eram enormes, muito pesados e puxados por grupos 12 a 16 bois. Atravessavam zonas povoadas por animais selvagens – leões, leopardos, rinocerontes, búfalos, elefantes.

Jock acompanhava-o nas viagens, protegia o gado e salvou-lhe a vida, mais do que uma vez. Lutou contra um babuíno, acabando por matá-lo e contra um kudu que, no meio de uma terrível luta, lhe deu uma patada que o deixou surdo para sempre.
Depois de alguns anos de viagens e muitas aventuras, Sir Percy teve que mudar de vida, dedicou-se à política, passou a viver em Joanesburgo e, enquanto não arranjava condições para ter Jock na cidade – não nos esqueçamos que o cão estava surdo – entregou-o a um amigo que, por sua vez o entregou a Tom Barnett, um comerciante que tinha uma loja em Moçambique, perto de Delagoa Bay.
Uma noite um cão selvagem atacou o galinheiro e Jock correu para expulsar o intruso. Tom, ao ouvir o barulho dos animais, saiu de casa armado e no meio da escuridão, chamou Jock, mas ele, como sabemos, não podia ouvi-lo… e foi então que soaram uns tiros. Pensando estar a atirar sobre o ladrão das galinhas, matou Jock um corajoso cão e um grande companheiro.
Na África do Sul Jock é um herói e todas as crianças conhecem a sua história. Ao longo do trilho que ele percorreu há imensos memoriais que lhe prestam homenagem.

2 comentários:

  1. Essa é uma história muito bonita e eu cada vez gosto mais dos sul africanos

    ResponderEliminar
  2. Também eu.
    Andei pelos trilhos do Jock e fiquei dentro do Kruger num lodge com o nome dele. Não devemos voltar aos sítios onde fomos felizes? Eu quero voltar!

    ResponderEliminar