segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Animais engraçados (5)

Enguia

Eu sou a enguia da Europa, um peixe que parece uma serpente. Em adulta tenho um grande corpo cinzento-escuro. Em nova sou muito fina e transparente. Chamam-me angula, enguia de vidro ou meixão.
Vivo nos rios da Europa Ocidental e sou uma grande viajante.


Sou um bebé, uma larva, nascida no mar dos Sargaços, perto da América. Assim que saio do ovo, as correntes levam-me até aos rios da Europa que estão a uma distância de 4000 km! Perto da costa transformo-me numa angula
Então deixo o mar e subo o rio. Durante anos vivo no rio onde me alimento de peixe. Transformo-me numa enorme enguia! As minhas costas são castanhas e a minha barriga amarela.

Por vezes, de noite, podem ver-me fora de água, a deslizar no chão para me deslocar de um pântano para outro
Já tenho mais de oito anos e de novo me transformo.
A minha barriga agora está prateada, eu regresso ao local de partida e no fundo do mar dos Sargaços tenho os meus bebés.

Mais informação aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário