quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Animais engraçados (4)

A Térmita

Eu sou a térmita, um pequeno insecto que vive em família. Com os meus milhares de irmãos e irmãs, construo castelos gigantes! Vivo em muitas florestas ou nas traves de madeira das casas. Na Austrália, as “térmitas- bússola” fazem uns ninhos completamente planos e que apontam para norte!


Trabalhar, trabalhar… apanho a madeira, o meu alimento preferido. Trato dos ovos que a rainha põe. Alimento as larvas, os soldados e a rainha. Eles não sabem comer sozinhos!



Um castelo! Eu sei fazer uma termiteira. É um grande ninho, com corredores e cheio de quartos. Em África as termiteiras chegam a ter cinco metros de altura! Um verdadeiro castelo.

Não sei fazer nada sozinha. Mas em conjunto, com as outras térmitas, somos inteligentes. A prova disso é que sabemos cultivar cogumelos… e sair de um labirinto.

1 comentário:

  1. este saite esta muito engraçado, as imagens estão otimas.
    este saite está mesmo apropriado para um trabalho
    que tenho de fazer para ciencias naturais sobre cooperação e a sociedade.

    ResponderEliminar