domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como fazer um sofá miniatura (escala 1/12)

Este é o quarto sofá que faço. Ainda tem muitas imperfeições e por isso já estou a trabalhar no próximo. Esta é a técnica que funciona (com treino) e que adaptei de um livro que deixarei no fim deste post. Quando decidi fazer os sofás não consegui encontrar instruções claras na internet, por isso aqui deixo, com fotografias, o processo que segui. 

Materiais:
K-line com 6mm de espessura
K-line com 5 mm de espessura
Cola ( usei cola branca da UHU)
Fita-cola dupla face
Enchimento: Dracalon com 2 ou 3 mm
Tecido
Régua metálica
Lápis muito afiado
X-acto
Lixa
Tesoura
Grampos
 
Desenhe os moldes em K-line (costas e lados 5mm de espessura; assento e braços 6mm).
Corte com X-acto muito afiado. É preferível fazer vários cortes com delicadeza do que tentar cortar toda a espessura do k-line de uma só vez. Lixe e arredonde as arestas e braços para dar um ar confortável à estrutura.
 
Cole primeiro o assento e as costas; cole os braços às peças laterais: junte tudo. Deve-se deixar secar bem entre colagens 


Corte uma tirinha de fita-cola de dupla face e cole na parte de dentro do lado do sofá e sobre a aresta arredondada. Cole o Dracalon para fazer o enchimento
 
Corte o tecido e cole na parte interior das costas do sofá . Só depois de bem seco pode colar a parte de fora da orelha, fazendo pequenos cortes no tecido. Vão ficar algumas pregas que se podem aparar depois de secas. Deve ter-se o cuidado de ir lavando as mãos para tirar a cola que fica agarrada aos dedos, evitando sujar o tecido. A cola não deve ser posta directamente do tubo. Deve pôr-se uma pequena porção sobre um papel e ir aplicando com um palito.
Quando estiver bem seco, faça o mesmo na outra orelha. Um dos segredos é conseguir respeitar os tempos de secagem para que o tecido não deslize. Um bom treino de paciência para pessoas impacientes...



Cole uma tirinha de Dracalon sobre os braços, usando a fita cola 

Coloque um pouco de tecido sobre a frente dos braços, virando-o para a parte interior e exterior e colando-o apenas aí.

Corte um rectângulo de tecido, faça uma pequena dobra, cole no assento e, passando sobre o braço, cole na parte lateral exterior ajustando bem a dobra por baixo do braço. 

Prenda com os grampos até ficar completamente seco


Use o molde do lado do sofá e corte uma cartolina. Este é um dos passos mais difíceis porque se o rebordo ficar muito espesso, estraga o efeito final.Forre com tecido e cole na parte lateral exterior. Este cartão vai ter que ser ajustado, antes de forrar, porque o tamanho depende da espessura do tecido. Ao forrar deixa-se a parte de trás solta para ser colada nas costas do sofá.


Corte um cartão para a parte interior das costas. Forre com o Dracalon e o tecido, deixando a parte de cima livre para ser colada nas costas da cadeira.


Forre a base da cadeira virando o tecido para a frente e para baixo da cadeira


Corte um bocado de esponja para fazer a almofada

Forre um cartão com tecido e cole nas costas da cadeira, voltando a borda inferior para baixo da cadeira.

Este sofá ainda não é o definitivo por isso não lhe coloquei as pernas.
Baseei-me no livro "Doll's House Furniture" de Freida Gray, de onde tirei os moldes, que ela recomenda que se façam em madeira, mas que eu fiz em K-line, porque é muito mais fácil de trabalhar e não altera o efeito final

5 comentários:

  1. Adorei o tutorial do sofá, ficou muito bem explicado. Agora vou ter coragem de fazer um rsrsrsrs.
    Muito obrigada por compartilhar.
    Abraços
    Rose Fávero
    www.aventuraeminiatura.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita. Já fui ao seu blog e fiquei encantada com os óculos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Excellent job. keep it up!
    My site ; canapé pas cher

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por compartilhar.
    Ficou lindo ! Fonte de inspiração.... sem dúvidas !!!

    ResponderEliminar