O risoto não pode sobrar porque aquecido fica espapaçado e intragável. Tem que fazer-se a quantidade exacta para o número de pessoas. Em Itália este é um prato que cabe na classificação dos primi piatti. Em família, no dia-a-dia, a seguir à pasta ou ao risoto, come-se uma salada.
Para 2 pessoas
Faz-se uma base com 1 cebola média picada e azeite até ficar transparente. Junta-se o arroz arborio (1 chávena de café por pessoa) e frita-se ligeiramente. Deita-se um pouco de vinho branco e deixa-se evaporar; juntam-se os espargos verdes (150 gr) cortados em bocados e vai-se juntando o caldo de vegetais que deve ser mantido a ferver. Tempera-se com pimenta preta moída no momento.
Ao contrário do arroz à portuguesa, o risoto tem que ser mexido constantemente.
Quando estiver quase cozido, junta-se o camarão cru descascado e sem a tripa do dorso, deixa-se cozer e por fim, com o lume desligado, junta-se o queijo parmesão – e isto é muito importante – ralado no momento. Tapa-se e deixa-se descansar, durante uns 3 ou 4 minutos.
Se não encontrarem arroz arborio podem fazer com carolino. Convém ser um arroz que tenha goma e que não se desfaça, porque o arroz ou fica al dente, ou está bom para ir para o lixo.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário