sexta-feira, 27 de março de 2009

Adivinhas de História (6)


Fui um grande combatente
E um chefe respeitado
Traído pelos meus”amigos”
Acabei assassinado.

Quem fui eu?
Ajuda: Viveu entre 179-139 AC e foi pelas circunstâncias da sua morte que surgiu uma frase que ainda hoje se usa: Roma não paga a traidores

3 comentários:

  1. Esta vai dar luta!! volto já...

    sou EU, Mãe!!

    ResponderEliminar
  2. Viriato (179-139 bC)

    Após a segunda guerra púnica * (218-201 aC), Roma dominava o Leste e o Sul da Península Ibérica. As zonas Oeste e Norte eram ainda dominadas por populações indígenas (iberos) e celtas. Uma federação de tribos lusitanas, que habitavam as regiões mais ocidentais, resistiu à penetração romana, sob a liderança brilhante de Viriato, de 147 a 139 aC.

    A fama de Viriato como guerreiro e estratega foi crescendo entre as várias tribos lusitanas, o que lhe permitiu vir a tornar-se o líder efectivo de uma coligação de tribos lusitanas, pela primeira vez na história unidas por um objectivo comum.

    Em 140 aC Viriato derrota o novo consul Fábio Máximo Serviliano, matando mais de 3.000 romanos, encurralando o inimigo e podendo destroçá-lo; no entanto, deixou Serviliano libertar-se da posição desastrosa em que se encontava, em troca de promessas e garantias de os lusitanos conservarem o território que haviam conquistado. Em Roma, esse tratado de paz foi mais tarde considerado humilhante e vexatório; como consequência, o Senado romano volta atrás na sua palavra, e declara guerra a Viriato.

    ....em 139 aC, Viriato foi assassinado durante o sono, por estes mesmos três emissários. Após o assassinato, estes refugiaram-se junto do procônsul romano Servílio Cipião, reclamando o prémio prometido. No entanto, o procônsul ordenou a sua execução, tendo ficado os três expostos em praça pública com os dizeres "Roma não paga a traidores".

    Gostaste, Mãe?

    ResponderEliminar