terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festa das Flores em Campo Maior


 Este candeeiro é feito com colherinhas de plástico



Bom gosto, criatividade, perfeição nos mínimos detalhes e um trabalho de cooperação que começou em Janeiro. A decoração é decidida e executada pelos moradores de cada rua e mantida em segredo até à véspera da inauguração. Foram utilizadas 74 toneladas de papel!
Quem estiver de férias procure ir durante a semana porque sábado e domingo deve ser muito difícil circular pelas mais de 100 ruas enfeitadas.

sábado, 27 de agosto de 2011

Ostras na Champanheria

 São portuguesas, do Sado, deliciosas e abertas por quem sabe.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sopa rica

Não vale a pena estar aqui com falsas modéstias: eu cozinho muito bem! Sempre? Não... não sei fazer sopas. Sei ensinar a fazer sopas, mas não as sei fazer. Pode parecer confuso mas... é.
Quando cheguei a Moçambique, ensinei a empregada a fazer sopas de grão, de feijão, caldo-verde, etc. Ficavam sempre deliciosas. Uns dias antes de regressarmos estávamos a almoçar e o avô disse (sem ironia) "hás-de pedir à Elisa para te ensinar a fazer esta sopa de grão..." 
Há dias a D. Eugénia ensinou-me a fazer esta sopa.
Alhos, coentros, feijão, cebolas e couves - produção Carlos e Ofélia
Alho francês e cenouras - produção D. Eugénia
Courgetes - produção Mila e Zé
Batatas - produção Belmiro de Azevedo

Posso garantir que ficou boa. Não tão boa como a que a D. Eugénia faz, mas desta vez acho que a culpa é do Belmiro de Azevedo.

domingo, 21 de agosto de 2011

Assim é que é bonito...

...e ao ombro a camisola do FCP.
Foto: Toix

Criatividade

Vista aérea de uma cidade industrial? Alguns blocos de apartamentos num bairro degradado junto a fábricas e centrais de tratamento de resíduos tóxicos? Parece, não parece?


 Entrámos no Moma por aqui. O que é isto? Uma instalação feita com lixo? Sapatos e roupa velha? Alguidares e baldes de plástico? Pilhas de revistas e jornais? Latas sujas de tinta? Que ideia é esta?
Depois subimos uns andares e espreitámos. E não é que o conjunto das cores e formas se tornou tão interessante? Não pude deixar de pensar em pintura abstracta: vistos em grande aproximação, as pinceladas não fazem sentido. Quando nos afastamos tudo ganha forma, profundidade e transparência.     

sábado, 20 de agosto de 2011

O sapo...

...vinha nadando alegremente, croc...croc...
quando a miúda sorridente, pediu...
para entrar também na água... croc, croc

Se clicarem nesta fotografia podem ver que o sapo está com cara de quem não gostou muito que lhe quebrassem o sossego. Dali foi para a sombra de um canteiro para aprender a não mostrar má cara.

domingo, 14 de agosto de 2011

America's Cup

Saudades dos tempos de Raul Gardini com Paul Cayard e o Moro di Venezia... agora torço (em directo) pela equipa da Nova Zelândia, que me desculpem os Oráculos. 

Skaal

A ausência deveu-se a
  1. preguiça
  2. 3 semanas fora do país
  3. preguiça
  4. preparação de uma caça ao tesouro
  5. preguiça
  6. casa cheia
  7. preguiça